Exames|A etapa final |

Olá a todos

Parece mentira correto ? Mas também nos deixa de nervos em franja porque cada vez mais se aproximam as datas , tão complicadas para nós estudantes que estamos um ano inteiro a esforçar-nos para estar um x de tempo fechados numa sala. Porém temos de pensar positivo apesar dos nervos , da ansiedade , e claro há que tirar os tempinhos essenciais para nós mesmos.

Sendo este o último post da série de exames deste ano letivo, nada como “despedir-me” deixando algumas dicas mais para vocês que tanto merecem!

Estudantes, eu apoio-vos pois também estou na mesma situação que vocês e não está a ser nada fácil só de pensar que o dia 18 se aproxima tão mas tão perto e cada vez mais. Até assusta! Sei que não são as melhores palavras para vocês, mas mentir-vos de nada serve , pois também quem já fez exames nacionais ou até mesmo frequências na universidade sabem o quanto é complicado aguentar-nos.

Vou falar-vos primeiramente sobre Motivação:

Motivação nestes últimos dias de aulas de facto algo que não temos de todo e a vontade necessária para poder chegar a casa e pegar nos manuais e nas milhentas fotocópias que fomos reunindo ao longo dos tempos. E sendo tão dificil encaixar em nós que sim fazer os últimos esforços, para estarmos preparados ao máximo que se conseguir , para que corra tudo o melhor possível.

-Eu normalmente tiro sempre um dia para mim para fazer tudo o que gosto, desde comer o que gosto, a passar o dia esparramada no sofá e ver o que mais gosto na tv como policiais, ou series no computador, poder ouvir as minhas músicas e claro ver os meus vídeos.

-Também para para variar um pouco a rotina, faz nos bem sair da nossa zona ,refiro-me ao local de estudo. Se estudas sempre em casa pode não ser uma boa escolha de sitio para estudar porque começas a ter mais sitios onde podes distrair-te e assim acaba por não ser produtivo o teu estudo , e ao terminares o teu tempo estipulado de estudo, concluis que não fizeste nada praticamente.

Porque não aproveitas o café, a esplanada, a biblioteca municipal, a biblioteca da escola.

-Para estudares fora da tua zona de conforto, recolhe o máximo de material, desde manuais, canetas ( as quantas mais puderes levar ), cadernos, folhas de resumos, leva o portátil caso tenhas ficheiros fornecidos pelo professor que dão sempre muito jeito para o teu estudo para o exame, o teu telemóvel e os teus fones

Os últimos estudos :

São de facto os piores porque parece que aquilo nunca tem fim e que o tempo jamais conseguirá ser nosso amigo ao ponto de permitir que se consiga fazer tudo o que existe para fazer e meio que caimos na paranóia de que não vamos conseguir fazer nada no exame.

Mas calma gente !!! Inspira e expira !! Conta até 10 ou até 100 ! Isso é os nervos a tramarem-te e precisas de ser mais esperta que eles e vencer o máximo possível.

Em primeiro lugar manda os nervos à fava porque deles não precisas porque impedem-te de estares concentrada como é suposto, impedem-te de te sentires capaz de realizar o exame, impedem-te de pensares positivo.

Foca-te no que tens de terminar!! Eu própria estou super atrasada em relação ao meu estudo e nem sei como deixei atrasar tanto sendo que comecei os estudos na altura das férias do natal, mas deixei, e infelizmente isso requer muito mais esforço porque fiz o que era incorreto. Se tu fizeste o mesmo que eu, tenta o menos possível entrar em paranóia e pensa somente em terminar tudo.

Após concluires os teus resumos que usarás para estudar para o tão esperado exame nacional, tens de guardar tudo o resto (incluindo manuais, folhas extra) e foca-te nas folhas de resumos, e começa por resolver exames nacionais, exercícios para poderes ver quais as tuas dúvidas em relação a um determinado tipo de matéria.

Por norma nas escolas, e na minha fazem, costumam organizar-se um dia para os apoios aos alunos relativamente a cada disciplina de exame e estipula-se hora e sala para que seja mais simples para todos. Nesses apoios serve para retirar todas as dúvidas que levas (supostamente ) porque os professores esperam que já tenhas estudado grande parte pelo menos. Lá resolve-se exames, esclarece-se as dúvidas que houver por esclarecer.

Eu também já me continuei a focar nos estudos visto que já estou de férias desde o dia 6 de junho e claro há que saber definir os nossos horários para que não deixemos de viver só para os estudos.

O material necessário :

Algo que os professores costumam falar nesses apoios, porque quem não fez ainda exames nacionais não sabe o que tem de levar de material e às vezes fica com dúvidas sobre isso. E eu espero poder-vos ajudar claro.

Para maioria dos exames a realizar, como de português, filosofia, história, geografia c entre outros do mesmo género (que não necessitem de calculadora por exemplo) , tens de levar :

– Cartão de cidadão (dentro da validade)

-Caneta azul ou preta ( aconselho que leves no máximo umas 3 para qualquer eventualidade )

-Garrafa de água sem rótulo ( se comprares uma garrafa da luso por exemplo, tens de tirar o rótulo para poderes entrar dentro da sala de exame)

-Lenços de papel fora do plástico

-Podes levar lápis de carvão e borracha caso necessites

-Será te entregue folhas de rascunho , podes pedir as quantas quiseres é te grátis

Não podes levar : garrafas com rótulo, maços de tabaco, relógios que façam barulho (terás um relógio dentro da sala ), telemóvel, mala, carteira . Tudo isso tem de ficar à porta da sala.

Espero que estejas pronto/a e sem o mínimo de nervosismo possível, a maioria dos exames nacionais realizam-se pela manhã por isso confirma na tua escola o horário da tua prova.

Boa sorte para todos os estudantes 🙂

Beijinhos

 

examesfotos

Anúncios

2 thoughts on “Exames|A etapa final |

    • Olá farei só à disciplina de filosofia. Como estou a fazer novamente disciplinas de 11ºano, e já tinha feito um exame o ano passado e fui aprovada nessa, este ano só necessito da realização de um exame. 🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s