Prepara-te para os Exames #2 | Colaboração com a Inês Martins

Olá , mais um post sobre exames para vocês e desta vez em colaboração com a querida Inês blog da ines , decidimos ambas falar de um assunto que nestas alturas muitos estudantes procuram : dicas e métodos de estudo para os exames. E como não queremos que te falte nada, espero que gostes destas dicas e que te sejam úteis!

A minha escolha para os exames deste ano são as disciplinas de Filosofia e de Literatura Portuguesa.
Mas o que me trouxe aqui hoje é falar-vos um pouco destas escolhas…

Filosofia, escolhi porque por norma para o que quero prosseguir pede filosofia, história ou português e então temos de nos “agarrar” a algum lugar certo? Óbvio que o exame não é fácil e que muita gente cria disso mesmo um bicho de sete cabeças e diz que o exame é o pior para fazer baixar notas. Sim isso é verdade mas calma!!! Isso não te impede de tentares fazer, não te impede e nem tem de seguir o que os professores dizem se por acaso pela opinião deles tu não serás muito bom para o fazeres. Fiz a inscrição e nada se pode alterar e as opções de futuro são minhas . E serão as tuas opções de futuro.
Esta disciplina como todas as outras de 11ºano implica estudares dois manuais completos porque não te guies pelo que dizem que não sai, claro que através do site giae podes aceder ás informações prova para cada exame e aceder ao horário dos exames (fá-lo porque é importante se for a tua primeira vez a realizar os exames nacionais).
Um outro motivo por ter escolhido esta disciplina é porque procuro seguir : direito, psicologia, sociologia ..

Literatura Portuguesa , então não foi bem uma escolha este ano foi mais uma de “ou escolhes ou escolhes ” (por ser obrigatório a realização de dois exames como aluna interna, não tenho escapatória possível). Por isso a única coisa a alterar e a ter que frisar bem na minha cabeça é de que : este ano o exame tem de correr bem e por isso não posso olhar para ele de forma negativa e pensar que se me quero livrar dele tenho de me empenhar …
Esta disciplina nunca foi muito fácil, e certamente alguns perguntam-se, o motivo de eu a ter escolhido se gosto de ler e escrever. Pois é.. Escolhi como achando algo fácil e também a fugir à típica disciplina que muita gente foge : matemática. Se me perguntarem se vou usar este exame como prova de ingresso, a minha resposta é imediata NÃO , por dois motivos: 1º não é a disciplina que mais goste, 2º não pretendo seguir nada que implique usar num futuro próximo e como prova de ingresso. Como também já devem ter percebido não é onde me saio bem, por isso isso implica desde já que tenha melhor nota no final do período para poder ir fazer exame nacional.
Dicas:

Filosofia:
  1. Em primeiro lugar, não te assustes com o facto de ter 2 manuais para estudar.
  2. Após terminares um período letivo, reúne sempre os teus resumos, apontamentos que tiras durante as aulas, documentos que o teu professor te fornece e imprime tudo o que te seja importante para o teu estudo.
  3. Arranja um caderno onde possas fazer os teus resumos dos dois anos letivos (10ºano e 11ºano) , tira as tuas dúvidas com os teus professores ou colegas.
  4. Faz exercícios sobre as matérias
  5. Recorre ao site da giae e retira exames anteriores para que possas treinar os seus exercícios e consigas adaptar-te à estrutura do exame que vais realizar.
Literatura :
  1. De acordo com os dois manuais que tens de estudar, resume o que conseguires para que te seja de mais fácil compreensão porque a disciplina é muito teórica e exige compreensão.
  2. Recorre a antigos exames para que consigas resolver exercicios que constam em exames anteriores.
  3. Tira apontamentos nas aulas e pede todos os documentos que o professor usa na aula. Pois esta disciplina infelizmente não tem muitos recursos nem livros de apoio. Por isso boa sorte se também estiveres no meu lugar

Esta são as minhas dicas, espero que te consiga ajudar . Se tiveres alguma questão podes sempre perguntar-nos que nós iremos ajudar-te sem problemas 🙂
Bons estudos para os exames
Um beijinho grande , e mais uma vez obrigada Inês

post com a ines martins

Anúncios

6 thoughts on “Prepara-te para os Exames #2 | Colaboração com a Inês Martins

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s